sábado, 23 de outubro de 2010

Lula no Brasil crescente

Por Fabiano Correia

O E Daí de hoje é dedicado ao nosso presidente!

Um homem que chegou ao poder depois de tantos anos de oposição, que lutou por um lugar lá no alto por muito tempo, que conseguiu desmistificar e acabar com o medo que tinham dele e que, provavelmente, garantirá o seu partido por mais 4 anos no poder do Brasil.

Mas, por que desta última consequência? Por que ele consegue trazer para o partido louros que, muitos dos eleitores, atribuem à sua pessoa, e não aos seus 'amigos'? Por que por mais 4 anos, muito provavelmente, teremos o PT a frente do Brasil, sem Lula no poder?

A verdade é que o nosso presidente se tornou um verdadeiro mito. Um mito que tirou milhões de pessoas da pobreza, que deu dignidade a outros tantos milhões e que deu uma visibilidade super positiva para o país externamente. Nosso presidente, além de trazer as duas maiores competições esportivas do mundo, conseguiu entrar no cenário mundial também da diplomacia. Mediações com países sul-americanos e até do conturbado e controverso Irã, garantiram visibilidade e respeito. É verdade que trouxeram junto um pouco de medo e insegurança, mas mostrou uma firmeza que ainda não havia sido notada em seu governo - e nem em outros passados.

Outra verdade é que, ainda que sua aprovação no Norte e no Nordeste ainda seja avassaladora, seu maior público em expansão é o Sul e o Sudeste do Brasil. A classe média brasileira ganhou muito no atual governo com créditos e capacidade financeira. A venda de imóveis, a construção de novos empreendimentos nunca foi tão voraz.

O E Daí, certamente, ficará por conta de vocês, leitores, eleitores e brasileiros. As eleições estão aí. A candidata da situação - Dilma Roussef - está no segundo turno e com grandes chances de ser eleita. Mas, e daí? É efeito Lula? É reflexo do trabalho de oito anos do PT? É um mito criado e sustentável? A candidata tem capacidade para manter as expectativas lulísticas?

Eu não sou eleitor dele e não serei dela. Mas tenho que concordar e, sim, entender todas as motivações que mantém esse Mito, chamado Lula.

Sem comentários:

Enviar um comentário