segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Mostra de cinema promove reflexões e debates

Por Letícia Paiva

A 5ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que acontece entre hoje e o dia 19 de dezembro em todo o Brasil, desperta a reflexão e a construção de identidades na diversidade mediante a exibição de filmes que abordam questões sobre liberdade de expressão, de pensamento e igualdade, produzidos em todos os países da América do Sul.
Nesta ediçãoa Mostra reúne mais de 40 da Argentina como “Meu Companheiro”, de Juan Darío Almagro; do Brasil: “Avós”, de Michel Wahrmann, e “Perdão, Mister Fidel”, de Jorge Oliveira; Bolívia e Equador: “América tem Alma”, de Carlos Azpura; Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela que serão projetados em 20 capitais brasileiras entre elas Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e outros.
A mostra é gratuita tem audiodescrição, “closed caption” e acesso a deficientes físicos.
E daí? A mostra é uma oportunidade de lazer que, mais que isso, apresenta uma oportunidade de fortalecer a educação, a cultura, a formação de uma mentalidade nova de solidariedade, respeito e tolerância por meio dos filmes, pois tratam de temas como direito à terra, ao trabalho, à inclusão social, à diversidade étnica, à diversidade religiosa, à solidariedade, o direito à memória e à verdade, direitos dos povos indígenas. Os filmes estimulam o debate e a reflexão sobre os valores humanos mediante uma atividade divertida e inteligente.
Programação completa: www.cinedireitoshumanos.org.br.

Sem comentários:

Enviar um comentário