sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Copa do Mundo... Consumo

 

O primeiro semestre de 2010 teve um grande alvoroço econômico: a Copa do Mundo. Todos lucraram. Independente das expectativas em cima da nossa seleção, as pessoas sempre se tornam mais propensas e dispostas a investir ou gastar um pouco mais nesse período.

Na Copa da África do Sul não foi diferente. Economia aquecida, nosso PIB em alta, super-promoções nas lojas, aparelhos mais modernos, consumidores empolgados.

Chega o mês de agosto. Pouco menos de um mês depois do final do Campeonato Mundial recebemos a notícia: Inadimplência aumenta. Mas, e daí??

E daí que em relação ao mês de agosto do ano passado essa taxa cresceu 11,5%, e daí que em julho deste ano a taxa foi quase 2% menor, e daí que as pessoas, em sua maioria, deram um passo um pouco maior que a perna.

Esses dados do SERASA nos mostram um lado positivo e um negativo. Positivo pelo fato de que as pessoas estão com um maior poder aquisitivo, a queda da taxa de desemprego tem reflexos reais e a economia está aquecida. No entanto, não podemos negar o aspecto negativo de uma cultura ainda não totalmente educada e capaz de avaliar bem seus gastos e possibilidades.

Digo que é negativa do ponto de vista das pessoas que estão inadimplentes porque não podemos negar, também, o fato de que para as lojas [em especial as de grande porte], financeiras e redes de cartão de crédito a inadimplência tem o seu aspecto positivo.

Por Fabiano Correia

1 comentário:

  1. Legal poder acompanhar um pouco mais do seu trabalho! Muito sucesso, amigo!!!

    ResponderEliminar