terça-feira, 12 de outubro de 2010

Falta conscientização no festival da sustentabilidade

Por Larissa Abdalla

A primeira edição do SWU, festival que preza a sustentabilidade do planeta, e que recebeu na fazenda Maeda em Itu, cerca de 74 atrações que dividiram mais de 50 horas de música para 150 mil pessoas, enfrentou grandes problemas com o lixo no local.

Criado com a ideia de promover a sustentabilidade, o SWU mostrou que a conscientização de parte do público ainda precisa de mais trabalho. No final da noite era grande a quantidade de lixo (como latas, garrafas pet e sacos plásticos) jogada no chão da arena onde está montada a estrutura do festival. Em entrevista durante o evento, o publicitário e idealizador do festival, Eduardo Fischer, declarou que o mau hábito de jogar o lixo pelo chão se deve "aos 500 anos de colonização".

O Fórum de sustentabilidade abordou temas importantes para o mundo de hoje, como inclusão de minorias, o papel da mulher na sociedade, etc. Todos os 150 mil ingressos para os três dias do festival foram vendidos, de acordo com a produção. Os fóruns sobre sustentabilidade reuniram 1.500 pessoas ao todo.

 O festival de importância internacional, recebeu bandas que vieram ao Brasil pela primeira vez, como Rage Against The Machine e Sublime With Rome,o retorno de Los Hermanos,  veteranos como Pixies e Yo La Tengo, e os estrangeiros que fecharam o último dia do festival, Linkin Park e Queens of The Stone Age.

E daí?

Se em um evento como esse, que preza pela sustentabilidade do planeta, com fóruns pensantes e público jovem de gosto musical apreciado, não vemos a conscientização do público em torno de questões como o lixo, o que sobra para o restante da população? O simples ato de jogar o lixo no lixo já é uma mudança para o planeta, e principalmente para o Brasil. Fica a dúvida, será que o SWU não tinha estrutura suficiente, ou as pessoas realmente não querem dar atenção para as questões sociais e foram apenas pular nos shows de rock? Pelo visto, o fórum recebu muitas pessoas, mas nada comparado ao público do festival. Esperamos que no próximo SWU, a conscientização esteja em primeiro lugar, para que não tenhamos pensamentos pessimistas de que o tema do evento foi somente fachada.

1 comentário:

  1. É um pouco dos dois. Ninguém tem esse hábito aqui, mas acho que a organização do festival foi bem falha no sentido de conscientizar melhor as pessoas. É oq acontece quando usam sustentabilidade como meio de fazer dinheiro.

    ResponderEliminar