domingo, 17 de outubro de 2010

Números do SWU!

Por Fabiano Correia

O SWU (starts with you) foi planejado para ser um mega festival de música. O evento é um dos maiores já realizados no Brasil, certamente é o maior de 2010.
Um evento com tamanhas proporções exige muitos detalhes e números gigantescos. Para se ter noção, na semana anterior ao evento foram encomendados 20 caminhões de cascalho para cobrir áreas de terra que ficam mais críticas quando chove. Isso demonstra que a preparação de um evento vem desde muito antes de seus dias definitivos e que todos os detalhes devem ser pensados.
Mas os números mais impressionantes são relativos aos shows. Para os três dias foram convidados 74 bandas e DJs, resultando em 25 atrações por dia em três palcos e uma tenda, isso resulta em 700 pessoas pelos palcos do swu do dia 09 ao 11 de outubro de 2010. 3300 pessoas cuidaram da organização. Mais de 100 mil m² estão disponíveis para acampar entre os dias 8 e 12. O lugar contém cerca de MIL banheiros químicos.
Outra numeração que chama atenção são os sete minutos que os campistas tem para tomar banho, atendendo a proposta  da sustentabilidade. O valor do estacionamento também é pensado de maneira a incentivar a carona (carros com mais pessoas pagarão menos pela vaga).
Mas aí você se pergunta e daí? Que eu tenho a ver com esses números?
A questão é que o SWU foi pensado como um evento para conscientizar as pessoas sobre a sustentabilidade e a importância de atitudes socioambientais corretas. O evento teve falhas que resultaram em críticas pesadas. É claro que a proposta inicial não foi de tudo realizada, mas não podemos desconsiderar que o evento teve sim alguns efeitos sobre a sustentabilidade para as pessoas.
O marketing alcançou um grande número de pessoas que, interessadas, começaram a seguir o SWU nas redes sociais e a acompanhar noticias. Por mais que este interesse inicial fosse pelas atrações musicais, muitas pessoas começaram a conhecer os conceitos de sustentabilidade pelos anúncios feitos pelo SWU e este impacto deve ser levado em consideração.
Além disso, diversas estruturas foram pensadas com a finalidade de agredir o mínimo possível o meio ambiente. A maior parte da energia da Fazenda Maeda, lugar onde o evento foi realizado provém de geradores, sendo que todos eles funcionam com biodiesel. Parte da energia consumida pelo evento estava ligada com a energia gerada em uma Ilha de Energia Solar, que encontrava-se à disposição do público para recarga de celulares e outros aparelhos eletrônicos. A maior parte das lâmpadas eram de LED, tipo de material que consome menos energia. É claro que existem críticas como os copos serem copos plásticos e etc, mas o evento contribuiu, pelo menos um pouco, para disseminar esse conceito sociedade sustentável.

Sem comentários:

Enviar um comentário