sábado, 2 de outubro de 2010

O mundo está de olho no Brasil

Por Larissa Abdalla

Com o título de possuir a "moeda mais valorizada do mundo", temos sido alvo de matérias importantes nos principais jornais internacionais.
O americano Wall Street Journal fala sobre a responsabilidade do próximo presidente em continuar o legado de Lula, pois em seu governo a moeda brasileira sofreu uma supervalorização devido às exportações. A preocupação é se o sucessor conseguirá sustentar  a economia brasileira com a moeda forte e manter a industrialização.
Além de citar o Real como "Most overvalued", o WSJ dedicou um especial sobre os candidatos brasileiros em sua página na web, que inclui o histórico de cada um em
quadro interativo.
Os europeus também estão preocupados com o futuro do nosso país. O jornal Britânico Financial Times, dedicou a reportagem de edição do fim de semana à eleição brasileira. Importante né? Nessa edição, os correspondentes discutem o papel de Lula nas campanhas eleitorais de Dilma e no futuro, se a candidata for eleita. Em uma comparação com o governo argentino, o jornal acredita que se Dilma vencer, Lula terá influência no novo governo, mas não comandará o país “sentado no banco de trás”, como fez o ex-presidente argentino Nestor Kirchner.

Assim como o espanhol El País, a opinião divulgada no FT é a de que Lula tem papel fundamental no sucesso de Dilma nas pesquisas. Para eles, a candidata não seria nada sem o carisma e popularidade do presidente. A  incógnita é se Dilma conseguirá sustentar o poder do líder.

O Brasil está cada vez mais visado e apontado pelo mundo inteiro, mas E Daí? E daí que hoje somos a oitava economia do mundo. Um país com enorme capacidade produtiva e que gradativamente aumenta seu domínio de exportações. Maior produtor de açúcar e etanol, agora com mais uma fonte de petróleo. Em crescimento contínuo e conquistando seu espaço no cenário internacional, o Brasil ganha importância para outras nações, que veêm na sucessão da presidência brasileira, um acontecimento que influi no mundo todo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário