domingo, 31 de outubro de 2010

O voto de palhaço

Por Fabiano Correia

E lá se foi o Segundo turno das Eleições 2010 no Brasil. Muita coisa aconteceu, muita gente se elegeu, uma mulher governará o Brasil nos próximos quatro anos. Mas eu quero aqui retomar um assunto, lá do primeiro turno, que gerou bastante discussão, que vai pautar muitos assuntos durante um longo tempo e que ainda não discutimos aqui no nosso Blog: o voto do protesto.

Tiririca foi o candidato a Deputado mais votado no Brasil inteiro, com 1,3 milhão de votos! Quase um milhão e meio de pessoas - mais do que a maioria das paradas organizadas na maior cidade do país - saíram de suas casas em um domingo de eleições e apertaram quatro vezes seguidas o número dois: 2222. E daí?, eu me pergunto.

O palhaço humorista, que baseou sua campanha no desconhecimento aberto de causa, angariou três cadeiras para o seu partido e sua coligação. Além do próprio, Otoniel Lima, Vanderlei Siraque e o delegado Protógenes comporão a Casa no próximo mandato. Esse último, delegado da Polícia Federal afastado do cargo, responde à diversos processos judiciários, envolvido no caso de Daniel Dantas.

Fato é que eu não ouvi ninguém que assumiu seu voto de palhaço, ou de protesto, ou no palhaço. Na verdade, somente um amigo meu foi corajoso o suficiente para a admitir. Seu nome é Renan Araújo e a justificativa: Um dos meus trabalhos é como Palhaço. Se eu tiver um representante dessa classe lá, as coisas podem ficar melhor pra nós!" Isso eu chamo de voto consciente. Inteligente é outro quesito. Mas será que todos foram assim conscientes? Qual o verdadeiro motivo: protesto, indignação, alienação, vítimas do marketing, maria-vai-com-as-outras?

O certo é que é impossível saber. E o mais certo ainda - e com isso eu quero terminar - é que o terceiro Deputado mais votado do estado de São Paulo foi o senhor Paulo Maluf, com quase 500 mil votos. Detalhe, sua candidatura foi indeferida pelo TSE e ele não poderá assumir o cargo.

O que é protesto?

Sem comentários:

Enviar um comentário