terça-feira, 5 de outubro de 2010

Onda verde sinaliza mudanças

Por Letícia Paiva
Na reta final das campanhas para o primeiro turno das eleições cresceu no Brasil um “fenômeno” que mudou as expectativas e contrariou as previsões do primeiro turno: a “onda verde”.
A candidata do Partido Verde (PV), Marina Silva, Teve quase 20 milhões de votos e surpreendeu a muitos, inclusive aos militantes do PT que apostavam na vitória da candidata Dilma Rousseff logo no primeiro turno.
O resultado foi que o segundo turno será disputado por José Serra, do PSDB e Dilma Rousseff, do PT. Mas mesmo não disputando o segundo turno os votos que Mariana Silva conquistou no primeiro turno se tornarão importantíssimos para a decisão das eleições presidenciáveis 2010.
E daí? Mas do que isso os votos que a ex-ministra recebeu sugerem, mais do que isso, demonstram o desejo de mudança dos eleitores. Com propostas novas e longe dos ataques políticos que se observa em todas as eleições, a candidata Marina Silva baseou sua campanha em um discurso focado em sustentabilidade/desenvolvimento sustentável. E, com pouco mais de um minuto na TV e nenhuma coligação nacional, Marina Silva apresentou um novo jeito de pensar a política, que deve ser considerado para as próximas eleições.

Sem comentários:

Enviar um comentário